Pesquisa confirma impacto do Skype no negócio com ligações internacionais

Posted by Hendo | Posted in | Posted on

Há fortes evidências de que as chamadas pela web está tornando mais difícil a vida de operadoras focadas na oferta de ligações internacionais. A TeleGeography Research identificou que, após décadas, o tempo das ligações internacionais está caindo, um item crítico para a sobrevivência das carriers internacionais.

Segundo o analista da TeleGeography, Stephan Beckert, essa redução no tráfego tem relação com o fenômeno Skype. A consultoria sediada em Washington D.C. acompanha o tráfego de ligações internacionais desde a década de 1980, e a sua pesquisa diferencia Skype e VoIP em geral.

A minutagem de ligações internacionais tem crescido 15% ao ano desde meados da década de 80, de acordo com a consultoria. Em 2006, no entanto, ano que acaba de ser analisado, o volume cresceu apenas 10%, chegando a quase 298 bilhões, sendo que deste crescimento, 14 bilhões de minutos envolve tráfego TDM (time-division multiplex) e 14 bilhoes foram originados do tráfego de VoIP para a conexão PSTN. Beckert não tem dúvidas de que parte da redução do crescimento está ligado ao Skype.

O analista admite ser impossível precisar o tamanho do impacto do Skype, mas a pesquisa identificou que apenas o tráfego internacional deste serviço cresceu de 7,5 bilhões para 14,1 bilhões de minutos em 2006, um salto de 6,6 bilhões. Se todo este crescimento fosse em conexão de voz PSTN, o total de minutagem seria de 305 bilhões ao invés de 298 bilhões, registrando uma expansão de 12,8%.

Beckert acredita que o baixo crescimento mudará o negócio das operadoras internacionais no futuro, com muitas deixando de atuar diretamente neste negócio e terceirizando suas redes.

VIVA O SKYPE \o/

Tirado DaKi

Comments (1)

Tem que haver criatividade apara ser capitalista.
http://somagui.zip.net